segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

CA: COMANDANTE RAILDO VIANA FALA DOS DESAFIOS COMO NOVO REPRESENTANTE DOS EMPREGADOS





Eleito em primeiro turno representante dos empregados no Conselho de Administração da Transpetro, com 1.149 votos (55,86% do total), o comandante Raildo Viana do Nascimento Júnior fala das prioridades e dos desafios em levar o ponto de vista dos empregados ao fórum que debate as prioridades para a companhia.

Com mais de dez anos de Transpetro – iniciou na companhia em 2002, como estagiário no navio Caravelas –, Raildo teve a oportunidade de assumir pela primeira vez o comando de uma embarcação em 2011: o navio Nara.

No CA, Raildo terá como pares Maria das Graças Silva Foster, presidente da Petrobras; José Carlos Cosenza, diretor de Abastecimento da Petrobras; José Alcides Santoro Martins, diretor de Gás e Energia da Petrobras; Jorge Celestino Ramos, gerente executivo da diretoria de Abastecimento da Petrobras; e Murilo Francisco Barella, representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Confira abaixo entrevista com o representante dos empregados eleito para o CA da Transpetro, cujo resultado final será formalizado no dia 26 de janeiro, no CAEL, conforme edital publicado.

1) Quais serão os temas prioritários dos empregados a serem tratados no CA?

Raildo Viana - Entendemos que é necessário defender a continuidade do Promef, programa que incorpora navios à frota Transpetro, utilizados para transportar para a Petrobras produtos como petróleo, seus derivados e gás. Defendemos também que todos os navios da frota da Transpetro sejam tripulados única e exclusivamente por brasileiros. Trabalharemos também pela ampliação da rede de dutos e de terminais, adotando ações que inibam a alienação de ativos importantes para o sistema.

2) Quais os principais desafios como representante dos empregados no CA?

Raildo Viana - O Conselho de Administração é formado por seis conselheiros, sendo cinco indicados pela Petrobras e pelo governo e um indicado pelos empregados. Dentro dessa composição, para que se obtenha uma deliberação é necessário a anuência da maioria dos membros do Conselho. O voto do representante dos empregados, sozinho, não conseguirá definir o resultado de uma deliberação. Sendo assim, um dos maiores desafios é sensibilizar os demais componentes do colegiado sobre assuntos importantes dentro do escopo decisório do Conselho de Administração, alertando-os para situações que possam ser prejudiciais para a empresa ou para os empregados.
Pela segunda vez consecutiva, um marítimo vai representar os empregados no CA (o comandante Carlos Augusto Müller exerceu a função por dois mandatos consecutivos, em 2013 e 2014), o que mostra integração entre os profissionais de terra e de mar.  

3) Como conciliar os interesses desses quadros no conselho?

Raildo Viana - Conforme bem expresso em sua pergunta, existe uma integração entre os profissionais de terra e de mar. E não poderia ser diferente. Da mesma forma que um empregado do quadro de mar venceu as eleições, poderia ter sido um colega de terra e não teria porque eu não me sentir representado por ele. Assim, pretendemos estreitar ainda mais o relacionamento com as legítimas representações sindicais de terra e de mar, para que possamos levar ao CA os anseios e preocupações dos trabalhadores.

4) Como a sua experiência de anos de companhia pode colaborar para sua atuação como representante dos empregados no CA?

Raildo Viana - Pelos cargos que exerci antes de chegar à função de comandante, pude ao longo desses anos conviver lado a lado com os companheiros e companheiras de mar, dos terminais aquaviários de norte a sul, além da constante interação com os colegas da área administrativa da Transpetro. Essa convivência me permitiu identificar os principais anseios e dificuldades enfrentados pelos empregados da companhia.

5) De que forma os empregados poderão contribuir com sugestões de temas a serem levados ao CA?

Raildo Viana - Existem duas formas possíveis. Individualmente, estaremos sempre dispostos a acolher sugestões que a força de trabalho considere importante para o bom desempenho deste mandato, que é de todos nós. Neste caso, os companheiros e companheiras devem enviar sugestões, críticas e acompanhar a atuação do seu representante no CA da Transpetro acessando o nosso blog raildoviana-ca.blogspot.com.br ou enviar mensagens para o e-mail raildopetrobras@hotmail.com.

Coletivamente, as legítimas entidades sindicais que representam os trabalhadores e trabalhadoras da Transpetro poderão sugerir temas e demandas, pertinentes ao CA, por meio desses endereços eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário