segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

CA: COMANDANTE RAILDO VIANA FALA DOS DESAFIOS COMO NOVO REPRESENTANTE DOS EMPREGADOS





Eleito em primeiro turno representante dos empregados no Conselho de Administração da Transpetro, com 1.149 votos (55,86% do total), o comandante Raildo Viana do Nascimento Júnior fala das prioridades e dos desafios em levar o ponto de vista dos empregados ao fórum que debate as prioridades para a companhia.

Com mais de dez anos de Transpetro – iniciou na companhia em 2002, como estagiário no navio Caravelas –, Raildo teve a oportunidade de assumir pela primeira vez o comando de uma embarcação em 2011: o navio Nara.

No CA, Raildo terá como pares Maria das Graças Silva Foster, presidente da Petrobras; José Carlos Cosenza, diretor de Abastecimento da Petrobras; José Alcides Santoro Martins, diretor de Gás e Energia da Petrobras; Jorge Celestino Ramos, gerente executivo da diretoria de Abastecimento da Petrobras; e Murilo Francisco Barella, representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Confira abaixo entrevista com o representante dos empregados eleito para o CA da Transpetro, cujo resultado final será formalizado no dia 26 de janeiro, no CAEL, conforme edital publicado.

1) Quais serão os temas prioritários dos empregados a serem tratados no CA?

Raildo Viana - Entendemos que é necessário defender a continuidade do Promef, programa que incorpora navios à frota Transpetro, utilizados para transportar para a Petrobras produtos como petróleo, seus derivados e gás. Defendemos também que todos os navios da frota da Transpetro sejam tripulados única e exclusivamente por brasileiros. Trabalharemos também pela ampliação da rede de dutos e de terminais, adotando ações que inibam a alienação de ativos importantes para o sistema.

2) Quais os principais desafios como representante dos empregados no CA?

Raildo Viana - O Conselho de Administração é formado por seis conselheiros, sendo cinco indicados pela Petrobras e pelo governo e um indicado pelos empregados. Dentro dessa composição, para que se obtenha uma deliberação é necessário a anuência da maioria dos membros do Conselho. O voto do representante dos empregados, sozinho, não conseguirá definir o resultado de uma deliberação. Sendo assim, um dos maiores desafios é sensibilizar os demais componentes do colegiado sobre assuntos importantes dentro do escopo decisório do Conselho de Administração, alertando-os para situações que possam ser prejudiciais para a empresa ou para os empregados.
Pela segunda vez consecutiva, um marítimo vai representar os empregados no CA (o comandante Carlos Augusto Müller exerceu a função por dois mandatos consecutivos, em 2013 e 2014), o que mostra integração entre os profissionais de terra e de mar.  

3) Como conciliar os interesses desses quadros no conselho?

Raildo Viana - Conforme bem expresso em sua pergunta, existe uma integração entre os profissionais de terra e de mar. E não poderia ser diferente. Da mesma forma que um empregado do quadro de mar venceu as eleições, poderia ter sido um colega de terra e não teria porque eu não me sentir representado por ele. Assim, pretendemos estreitar ainda mais o relacionamento com as legítimas representações sindicais de terra e de mar, para que possamos levar ao CA os anseios e preocupações dos trabalhadores.

4) Como a sua experiência de anos de companhia pode colaborar para sua atuação como representante dos empregados no CA?

Raildo Viana - Pelos cargos que exerci antes de chegar à função de comandante, pude ao longo desses anos conviver lado a lado com os companheiros e companheiras de mar, dos terminais aquaviários de norte a sul, além da constante interação com os colegas da área administrativa da Transpetro. Essa convivência me permitiu identificar os principais anseios e dificuldades enfrentados pelos empregados da companhia.

5) De que forma os empregados poderão contribuir com sugestões de temas a serem levados ao CA?

Raildo Viana - Existem duas formas possíveis. Individualmente, estaremos sempre dispostos a acolher sugestões que a força de trabalho considere importante para o bom desempenho deste mandato, que é de todos nós. Neste caso, os companheiros e companheiras devem enviar sugestões, críticas e acompanhar a atuação do seu representante no CA da Transpetro acessando o nosso blog raildoviana-ca.blogspot.com.br ou enviar mensagens para o e-mail raildopetrobras@hotmail.com.

Coletivamente, as legítimas entidades sindicais que representam os trabalhadores e trabalhadoras da Transpetro poderão sugerir temas e demandas, pertinentes ao CA, por meio desses endereços eletrônicos.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

NOTA DE AGRADECIMENTO A FORÇA DE TRABALHO DA TRANSPETRO



Caros(as) Colegas de Trabalho,

É com muito orgulho, honra e sentimento de responsabilidade que agradecemos a confiança depositada pelos companheiros e companheiras que participaram da votação CA Transpetro 2015. A maioria dos votantes escolheu nossa proposta de trabalho para representar a todos empregados da companhia, para atuar de forma independente de orientação político-partidária e defender com dignidade e vigor os legítimos anseios e interesses dos trabalhadores e trabalhadoras, de terra e de mar, dentro do Conselho de Administração, buscando a valorização dos empregados na estrutura da Transpetro. Saudamos nossos mais de 2000 companheiros e companheiras de trabalho que participaram, com seu voto, da escolha democrática do seu representante.

Considero relevante destacar a importante participação dos demais candidatos no processo eleitoral, com a apresentação de propostas que propiciaram a reflexão dos eleitores, que com discernimento puderam escolher os rumos que desejam para essa representação dos empregados.

Nossa atuação estará pautada dentro das prerrogativas, previstas na lei que criou esta representação dos trabalhadores no CA da nossa empresa, para exercer  a  fiscalização permanente, em todos os níveis da companhia, de modo que não haja espaço para ações que possam colocar em risco os empregos e as condições de trabalho dos companheiros que representamos, nesse sentido estaremos abertos a sugestões que a força de trabalho considere pertinente para o bom desempenho deste mandato que é de todos nós.

Caso queiram, em 2015 poderão continuar acessando o blog: http://raildoviana-ca.blogspot.com.br para acompanhar a atuação do seu representante no CA da Transpetro.


Um forte e respeitoso abraço. Com apreço,

Raildo Viana

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

RESULTADO DA VOTAÇÃO DO CA TRANSPETRO 2015 - MOSTROU QUE:


                                               
                                                              

UNIÃO é a nossa...

                                                                                                                    
                                                                                                    
                                                                 
...FORÇA!



Eleição do CA: candidato Raildo vence no primeiro turno com maioria absoluta dos votos

A comissão eleitoral realizou, nesta segunda-feira (19/1), a apuração dos votos do primeiro turno da eleiç ão de representante dos empregados para o Conselho de Administração da Transpetro.

O candidato Raildo Viana do Nascimento Junior recebeu 1.149 votos, correspondente a 55,86% dos votos, e obteve a maioria absoluta dos votos no primeiro turno da eleição para o Conselho de Administração.

Dos 5.428 eleitores, 2.112 exerceram o direito de voto, alcançando um percentual de 38,9% de participação. Deste total, 55 empregados votaram nulo ou branco. O total de votos válidos foi de 2.057.



Nome
Nome de Guerra
Núm. Votos
% Votos
RAILDO VIANA DO NASCIMENTO JUNIOR
RAILDO
1.149
55,86%
CLAUDIO RODRIGUES NUNES
CLAUDIO NUNES
356
17,31%
LUCAS DA SILVA FERREIRA
LUCAS FERREIRA
206
10,01%
THIAGO DOS SANTOS VAZ
THIAGO VAZ
59
2,87%
ERONILDES SANTOS MACIEL
MACIEL
48
2,33%
MANOEL TEODORO BELITARDO PEREIRA
TEODORO
37
1,80%
JACKSON MONTANHA DE SOUZA
MONTANHA
30
1,46%
MARCELO CINTRA BITENCOURT
MARCELO
24
1,17%
FABIO MARCELO DA COSTA LOIOLA
LOIOLA
20
0,97%
LUCIANO FERREIRA DE SOUZA
SOUZA
20
0,97%
EDIO DA SILVA LAPAS
ÉDIO LAPAS
18
0,88%
GIOVANI ROBERTO DE ALMEIDA
GIOVANI
16
0,78%
DANIEL DEYVESON LYRA
DANIEL LYRA
13
0,63%
GRAZIANNE ALMEIDA SANTANA
GRAZIANNE ARACAJU
12
0,58%
JOHNHERBERSON RODRIGUES DA SILVA
JOHN
12
0,58%
EVERALDO DE SOUZA FALCAO
FALCÃO
11
0,53%
NILBER SANT ANA DE MELLO
NILBER
9
0,44%
FABIO ROBERTO HOERLLE
FÁBIO HOERLLE
8
0,39%
LUIS CESAR MODESTO DO ROSÁRIO
ROSÁRIO
7
0,34%
LUIZ CARLOS DE ALMEIDA MACIEL JUNIOR
LUIZ
2
0,10%
Total de votos válidos

2.057
97,40%
Total de votos em branco

29
1,37%
Total de votos nulos

26
1,23%
Total de votantes        
2.112



Os candidatos que não venceram o primeiro turno poderão interpor recurso contra o resultado, entre 0h e 23h59 do dia 21 de janeiro, utilizando o CAEL. Caso admitido recurso, a Comissão Eleitoral convocará o vencedor do primeiro turno para apresentar suas contrarrazões.